CONTEXTO HISTÓRICO
O Neoclassicismo, ou Academicismo foi um movimento cultural nascido na Europa no século XVIII, mais precisamente em Roma. Nesse século, também denominado século das luzes, o continente Europeu passava por mudanças radicais principalmente na Inglaterra e na França: os burgueses adquiriram um elevado poder econômico, a nobreza empobreceu, o clero era criticado e o pensamento iluminista, apoiado pelos burgueses, se difundiu.
O iluminismo foi um movimento que caráter intelectual que defendia a razão e a ciência como formas de explicar o universo. Assim a procura de respostas que antes eram sempre buscadas na figura do clero (igreja) e também do estado, agora não eram aceitas tão facilmente. Ou seja, um certo grupo de pensadores, como Voltarie e Montesquieu dentre muitos outros, agora questionavam as explicações e imposições do estado e da igreja, descentralizando o poder.
Devido às tais mudanças ocorridas na Europa nesse período, revoluções começaram a ocorrer no campo político, com destaque especial à Revolução Francesa (1789 - 1799), que marca o triunfo do Liberalismo sobre o Absolutismo. Já no campo econômico, a Revolução Industrial (1760 – 1840) triunfava na Europa, dando origem ao início de uma urbanização desenfreada.
A Revolução Francesa chegou a ser chefiada tanto pelas camadas baixas (jacobinos) quanto pela burguesia (girondinos). Os dois lados defendiam ideais iluministas, em que a pobreza ou a riqueza devem ser frutos do trabalho do cidadão. Então, o estilo trás o que na época era visto como revolucionário, como ideal. Muitos dos que pregavam esse ideal de vida simples, baseada no ganho pelo trabalho, eram simplesmente burgueses que não tinham vida simples, muito menos baseavam seu ganho no próprio trabalho.
O Academicismo ou Neoclassicismo, vai expressar os valores próprios dessa nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade europeia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão. Esse estilo surgiu como uma reação ao Barroco e Rococó e se caracterizou pelo desejo de recriar as formas artísticas da Antiguidade greco-romana.
O despertar do interesse pela antiguidade clássica, deve-se à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações de Pompéia e Herculano, cidades italianas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C., que vai por terminar de afirmar o estilo neoclássico.
![]() |
Vulcão Pompéia e a cidade de Nápoles |
![]() |
Ruínas de Pompéia |
![]() |
Ruínas de Pompéia |
![]() |
Redutor de velocidade de Pompéia |
![]() |
As Escavações |
![]() |
Moldes dos corpos das vítimas |
![]() |
Ruínas de Herculano |
O estilo neoclássico teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX. Ao ter como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, o estilo defende os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco.
Dessa maneira, as formas gregas e romanas serviram de modelo aos artistas neoclássicos, que as reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria e nitidez. Os neoclassicistas queriam expressar as virtudes cívicas, o dever, a honestidade e a austeridade, temas que se opunham diretamente à frivolidade da aristocracia retratada no Barroco e Rococó.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
· Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
· Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
· Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
PINTURA
A pintura surgiu como reação ao Barroco e ao Rococó e caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos. A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega.
O estilo neoclássico na França recebeu forte auxílio dos ideais da Revolução Francesa. Na sombra dos ideais conquistados pela revolução, Napoleão Bonaparte, em 1799, liderou um golpe de estado e instalou-se como primeiro cônsul. Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador e para se popularizar, Napoleão foi um grande incentivador do movimento. Pressentiu as potencialidades do estilo neoclássico e submeteu-o ao poder imperial.
De um modo geral a pintura neoclássica se caracteriza pelo(a):
· predomínio do desenho e da forma sobre a cor;
· formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante;
· exatidão nos contornos e harmonia do colorido.
PRINCIPAIS ARTISTAS:
· Jacques-Louis David: foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados à vida do imperador. Suas obras geralmente expressam um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoções.
Obras destacadas: Bonaparte atravessando os Alpes e Morte de Marat (seu amigo e líder da Revolução que foi assassinado), A morte de Sócrates (auto-sacrifício moral) e o Rapto das Sabinas.
![]() |
Rapto das Sabinas |
![]() |
Napoleão Cruzando os Alpes |
![]() |
Coroação de Napoleão |
![]() |
A Morte de Marat (Um dos líderes da Revolução Francesa) |
· Jean-Auguste Dominique Ingres - sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens, mas a crítica moderna vê nos retratos e nus o seu trabalho mais admirável. Ingres soube registrar a fisionomia da classe burguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiança na individualidade.
Obra destacada: Banhista de Valpinçon.
ARQUITETURA
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou da edificações do Renascimento Italiano. EX: igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão de Paris e a Porta do Brandemburgo em Berlim.
Forte influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica de Pompéia. Um erro de interpretação fez com que os historiadores acreditassem que os templos gregos fossem recobertos de mármore, ocasionando a construção de tantos edifícios brancos. Ex: A Casa Branca dos Estados Unidos.
ESCULTURA
Os escultores neoclássicos imitavam os antigos escultores gregos e davam uma grande importância ao drapeado e ao nu. Este estilo influenciou os monumentos públicos e cemitérios.
Em sua primeira fase, suas estátuas eram inspiradas em soldados, mulheres de túnicas e crianças. Na época de Napoleão, as figuras passaram a retratar cavaleiros em seus cavalos e bustos do imperador. Suas estátuas possuíam movimentos e posições reais do corpo, uma expressão pensativa e melancólica em suas feições e suavidade nos gestos e formas. O bronze, o mármore e a terracota eram os materiais mais usados em suas esculturas. O dinamarquês Thorvaldsen e o italiano Canova foram os escultores de destaque.
![]() |
Eros e Psiquê de Antônio Canova |
![]() |
Pauline Bonaparte como Vênus Vencedora de Antônio Canova |
![]() |
Hebe de Thorvaldsen |
![]() |
As Três Graças de Antônio Canova |